Monday, December 11, 2006

Imperador Romano Tibério



O Imperador Romano Tibério

Tibério Cláudio Nero César,foi imperador romano de 14 até à sua morte. Foi o segundo imperador de Roma pertencente à dinastia Julio-Claudiana, sucedendo ao padrasto César Augusto.


Tibério pertencia à família Claudii da aristocracia romana e era filho de Tiberius Claudius Nero e de Livia Drusilla, sendo irmão de Druso.


A sua mãe separou-se do pai enquanto ele e o irmão eram bastante jovens, para casar com o imperador Augusto. Subsequentemente, Augusto adoptou-o como filho e, apesar de algumas hesitações, nomeou-o sucessor.



Estátua de Tibério
http://www.homolaicus.com/storia/antica/roma/images/tiberio.jpg


À medida que foi crescendo, Augusto confiou-lhe tarefas de maior responsabilidade, até que se tornou no general supremo das legiões estacionadas na Germânia Inferior, um dos postos mais importantes do império.


Em 12 a.C., Tibério é obrigado a divorciar-se da sua mulher Vipsânia para casar com a herdeira de Augusto, Júlia Cesaris. Uma vez que Tibério gostava bastante da primeira mulher, este casamento esteve condenado ao fracasso desde o início.


Talvez por este motivo, a relação com o padrasto e agora sogro esfriou e Augusto passou a preferir Germânico, um dos sobrinhos de Tibério. Numa manobra calculada, Tibério exilou-se em Rhodes, sob o pretexto de querer estudar retórica.





Busto do Imperador Tibério emterracota
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Tiberius_terracotta_bust.jpg





Bibliografia:

Verbo Enciclopédia Luso-Brasileira da cultura;vol.18
Diciopédia 2005,Porto Editora
Dicionário da Mitologia Grega e Romana,Gramal Pierre,Difel 2ªEdição


Monday, December 4, 2006

Deus Marte



Marte, filho de Zeus e Juno,era o deus romano da guerra, equivalente ao grego Ares. O povo romano considerava-se descendente daquele deus pelo fato de Rómulo ser filho de Réia Silvia ou Ília, princesa de Alba Longa, e Marte.

Filho de Juno e de Júpiter, era considerado o deus da guerra sangrenta, ao contrário de sua irmã Minerva, que representa a guerra justa e diplomática.

Os dois irmãos tinham uma rixa, que acabou culminando no frente-a-frente de ambos, na frente das muralhas de Tróia, a qual Marte se saiu perdedor.

Marte, apesar de bárbaro e cruel, tinha o amor da deusa Vénus, e com ela teve um filho, Cupido e uma filha mortal, Harmonia.


História de amor de Marte

Vénus e Marte, pintura de Sandro Botticeli.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Venus_and_Mars.jpg


A paixão também é a marca deste Deus.Marte viveu a história de amor mais intensa de toda a mitologia,um amor trágico,com a maravilhosa Vénus.
Casou-se Vênus contra sua vontade, ela que já se apaixonara pelo jovem e valente Marte.


Estes se encontravam constantemente até que o Sol, Apolo, o deus que tudo via, contou a Vulcano que sua mulher o traía.



Este confeccionou uma rede de ouro invisível e armou uma armadilha para os amantes.



Quando foram consumar mais uma vez o adultério, Vénus e Marte ficaram aprisionados ao leito e Vulcano trouxe todos os deuses para observar a vergonha da Vênus.


Estátua de Marte

http://www.geocities.com/alspoli/marte2.jpg

Ao serem libertados, Vénus esperava que Marte assumisse o seu amor e mesmo expulsos do Olimpo fossem vagar pelos cantos da terra juntos. Porém Marte frustou a deusa abandonando-a. Vênus, a deusa do Amor, transformando seu amor em ódio, rogou uma praga para que Marte se apaixonasse por todas mulheres que visse, tornando-se assim um deus constantemente apaixonado e agressivo, que tomava as mulheres a força quando estas não cediam à sua sedução. A primeira mulher que encontrou e se apaixonou foi Aurora esposa de Astreu.


Encontramos neste mito o Arquétipo do masculino e do feminino. A mulher sempre desejando ser amada mesmo diante de situações mais difíceis, enquanto o homem não consegue assumir o amor que sente, procurando afogar suas paixões se entregando a outras.

Imagem do Deus Marte(Ares) da Villa Hadriana

http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Ares_villa_Hadriana.jpg





Durante o período belo deste amor, nasceram Harmonia e Cupido, Eros, que acompanhavam a Vênus, e no período mais tumultuado desta paixão nasceram Deimos, o Terror e Fobos, o Medo, que acompanhavam Marte em suas batalhas, chegando sempre a sua frente e espalhando pânico entre os moradores das cidades.








Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marte_(mitologia)i
http://www.casalperfeito.com.br/mitologi.htm

Verbo Enciclopédia Luso-Brasileira da Cultura;vol.12

Dicionário da Mitologia Grega e Romana,Gramal Pierre,Difel 2ªEdição

Diciopédia 2005,Porto Editora